domingo, 18 de dezembro de 2011

“ arte” de Fernanda Gomes .


Articulo no jornal o Globo (17/12/2011) Jornal O Globo.
Minha resposta a este articulo:


“Acasos & perdidos” Sobre exposição de “ Arte” de Fernanda Gomes .

As grandes emoções humanas estão desaparecendo.
Estamos na era prozac.
A arte esta na era prozac. Insulso médio sem sentido. Anestesiado. As musicas também muitas vezes vão perdendo a emoção. As letras sem sentidos.
Já não se faz um bom tango. Histórias de amor aonde o artista sofria até quase morrer e para não morrer transmuta sua dor em poesia e musica .
Hoje se esta sofrendo toma uma pastilha mágica. E desaparece a depressão. Desaparece a angustia e desaparece a arte. A cultura esta em coma.
Ver uma exposição de arte “atual” algumas vezes e desalentador os artistas se desconectaram do que é arte. Das emoções humanas. Do essencial.
Ler o Articulo no jornal o Globo (17/12/2011) sobre “Acasos & perdidos” Sobre Fernanda Gomes. É um tapa no rosto. Para o que é Arte. Ocupar todo um andar. Para mostrar lixo? Poder mostrar isto em distintos Países, é desalentador, mostra a mediocridade a falta de criatividade e a falta de Artistas de Verdade. Mostra também a desorientação do espectador que quer encontrar arte encontra uma exposição com um marketing fantástico e uma qualidade questionável.
Quando diz e uma exposição que só pode existir aqui.
Isso é mas desalentador ainda. Que o nível seja tão medíocre.
Não dizem nada. Não tocam a ninguém. Querem dizer algo, mas como poderiam dizer se não estão conectadas com a emoção?
Como poderiam dizer se não sabem o que é arte?
Quando diz: a Arte apresenta essa possibilidade de não haver sentido até você pensar “sentido”
Eu lhe diria escute Beethoven. E me diga se essas musicas não saem da alma. Se não expressam as emoções humanas em toda sua magnitude, elas tem sentido. Esse é o papel do artista, transmutar e dar sentido as essências. Mas o lixo é lixo não e arte por mas que se ponha o corcovado atrás. O corcovado é arte da natureza o outro é lixo.
O artista é o ser humano que capta as essências e as transmite. Os sensitivos da nossa cultura, os artistas são os que dão vida a morte os que colocam cores no cinza, musica na estridência. Os que tocam a alma dos mortos e logicamente dos vivos. Os artistas são os que têm passaporte carimbado para o céu. Os que podem pecar que já estão perdoados. Os artistas são os que podem transformar o mundo. Mas não os artistas da era prozac. Não os que se desconectaram da vida. Não os que acreditam que o moderno é sem vida. Sem emoção, sem sentido. A arte tem sentido e o sentido o descobres o dia que te conecta com a vida e as emoções.
o descobres e o dia, que leias Neruda ,Rilke , etc.
Descobrira o sentido da arte olhando uma escultura africana. O de Miguel Angel. Ou vendo um quadro de Botticelli. A arte é a arte de mostrar as essências.
Nunca um sofá velho. Uma gaveta. Umas madeiras que foram pegas da rua.



Isto é arte?
Por favor diria para Fernanda Gomes ,pesquise:
Arte etrusca
Arte bizantina
Arte grega
Arte persa
Arte egípcia
Arte celta
Arte fenícia.
Arte que perdura através dos séculos e sempre poderemos nos fascinar. Esta exposição. Que representa dentro do nosso tempo?
Poderá durar através dos séculos?
Alguém gostaria colocar um articulo destes na sala da sua casa?
Poderíamos ensinar a novos artistas este método?
Arte. Arte. É fácil reconhecer. E o que não e arte também e fácil reconhecer.

Rolando Toro Acuña.

Nenhum comentário:

Postar um comentário